quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Cachoeiras - Entre Rios de Minas e Região



No intuito de mapear algumas cachoeiras desde a região metropolitana de Belo Horizonte até a região das vertentes, parti em direção à Entre Rios de Minas para explorar cachoeiras. A longa estiagem diminuiu o volume das águas nas nascentes e riachos, o que implica em menor volume d'água nas cachoeiras.
Em Entre Rios de Minas, a cachoeira dos Faleiros, distante 8 Km do centro da cidade, sofre com a falta de chuvas, que deixou à mostra suas pedras lavradas pelo correr constante do riacho.

Cachoeira dos Faleiros
Caminhando sobre as pedras visualizei uma ruína de uma ponte, provavelmente destruída por alguma enchente ocorrida em tempos remotos. 
Voltei pra estrada vicinal e percorri mais 9 Km até chegar à cachoeira do Gordo. Os últimos 3 Km de estrada estão em mal estado de conservação, o que dificulta um pouco o acesso, porém se seguir com cuidado consegue-se chegar de carro até à cachoeira.
Cachoeira do Gordo - Entre Rios de Minas
O lugar é espaçoso, com área para camping e dois quiosques. Encontrei algumas sacolas de lixo deixados por frequentadores negligentes e o incinerei e enterrei logo em seguida. Com baixo nível da água na cachoeira, percorri entre as pedras e a corredeira turva do riacho até o ponto mais alto e de lá tirei algumas fotos do local. Fiquei imaginando o espetáculo que deve ser na época de chuva, quando o volume de água cobre todo o leito do riacho criando um belo cenário natural. Um grande ipê amarelo saúda os que chegam na cachoeira. Em tempo de florada, seu colorido destaca-se em meio a vegetação nativa. Após permanecer algumas horas no local, parti para o distrito de São Sebastião do Gil, no município vizinho de Desterro de Entre Rios, para explorar a cachoeira do Gil. O caminho, percorrido por asfalto e terra, tem cerca de 30 km, partindo de Entre Rios de Minas. A cachoeira fica próximo ao centro do distrito, cerca de 300 metros e de carro é possível chegar bem perto do paredão de pedra por onde corre as águas do riacho.
Cachoeira do Gil
A cachoeira possui duas quedas, a primeira possui um paredão de aproximadamente 5 metros, seguida de outra bem mais alta,que pode ser vista descendo uns 100 metros pela mata local e passando pelo escoador. um bom local para praticantes de rapel de cachoeira. A região tem muitas outras quedas d'água, corredeiras e cachoeiras espalhadas e pouco exploradas por turistas e que podem ser visitadas (vide Roteiro das cachoeiras). Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Bordo - NAS LONJURAS DESTA TERRA

S empre que posso dedico parte do tempo das minhas viagens em conhecer vilarejos remotos, acessíveis somente por estradas vicinais pouco mo...